ÁUDIO DA PALESTRA
Durante a apresentação, foram discutidos aspectos técnicos e econômicos relacionados à política pública de promoção de sustentabilidade e descarbonização no setor elétrico, com foco na transição energética no Brasil, Portugal e Espanha.
Foi dito que o diretor Cristiano e outros participantes abordaram a necessidade de uma matriz de despacho térmico ou aerotérmico que incorpore fontes renováveis, especialmente a energia fotovoltaica.
Foi destacado o problema de escoamento de energia devido a monopólios de rede e a importância de tratar cortes de energia de maneira racional, considerando quem é afetado e como isso deve ser ressarcido economicamente.
A apresentação também mencionou quatro mecanismos principais para otimização do modelo de energia: sinal de preço, regra de compensação, flexibilidade e armazenamento, e mercados intradiários.
Exemplos de outros países, como Alemanha, China e Coreia do Sul, foram utilizados para ilustrar diferentes abordagens e a necessidade de uma combinação de metodologias adaptadas às realidades locais.
O Brasil está avançando em várias frentes, incluindo a metodologia de ressarcimento por megawatt-hora cortado e a proposta de leilão de reserva de capacidade por baterias, com críticas sobre o custeio por agentes geradores.












Secretaria Executiva:
Paulo Sergio de Holanda Menezes – CEO Pmais
Telefone
+55 (81) 98877-6505
E-mail
coniben@coniben.com
Desenvolvido em 2024 por Dataevent Tecnologia. Todos os direitos reservados.