ÁUDIO DA PALESTRA
O palestrante, agradecendo ao Dr. Reive enfatizou que o crescimento de ambos os setores está interligado. Foram discutidos os diferentes tipos de data centers, incluindo os focados em cloud computing e inteligência artificial (IA), e como esses centros consomem energia.
O consumo energético atual dos data centers é de aproximadamente 500 kWh, com previsão de dobrar até 2030, especialmente devido ao aumento do uso de IA.
O palestrante apresentou dados sobre a evolução da densidade energética dos racks, que atualmente podem chegar a 170 kW por rack, e a necessidade de sistemas de refrigeração mais eficientes, como o liquid cooling.
A Elea, empresa de serviços de colocation, foi mencionada como um exemplo de operação com 100% de energia renovável e com planos de expansão significativos. O projeto Rio AI City foi destacado como uma iniciativa inovadora no Rio de Janeiro, com expectativa de gerar mais de 10.000 empregos e uma capacidade planejada de até 3.2 gigawatts.
O palestrante também abordou a importância da energia renovável e a necessidade de contratos adequados com as Big Techs para garantir a demanda energética.












Secretaria Executiva:
Paulo Sergio de Holanda Menezes – CEO Pmais
Telefone
+55 (81) 98877-6505
E-mail
coniben@coniben.com
Desenvolvido em 2024 por Dataevent Tecnologia. Todos os direitos reservados.