A apresentação do Porto de Suape, que completou 47 anos, foi conduzida por um representante da diretoria, que agradeceu a visita de Luiz Miguel e da diretoria do porto de Cines. O SWAP é descrito como um complexo industrial e portuário que se inspira no porto de Antuérpia.
O porto abrange uma vasta área em dois municípios da região metropolitana do Recife, com atividades contínuas e investimentos em dragagens, novos berços e arrendamentos.
O canal externo possui 20 metros de profundidade, permitindo a recepção de grandes petroleiros. O hub de veículos é o maior do norte e nordeste, e o TECON SWAP tem batido recordes na movimentação de containers. Um segundo terminal está em construção pela APM Terminals, e a modernização da torre de controle está em andamento. A refinaria Abreu e Lima da Petrobras está em expansão, aumentando sua capacidade de refino. O porto movimenta uma variedade de produtos, incluindo granéis líquidos e farmacêuticos.
Projetos futuros incluem a ferrovia transnordestina e um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito. O porto também está se preparando para um terminal de GLP e uma zona de processamento de exportação. A preservação ambiental é uma prioridade, com 59% do bioma da Mata Atlântica preservado.
O Senai Park está sendo desenvolvido para inovação em energias renováveis. A apresentação destacou a importância do porto na economia do Nordeste e a atração de novos investimentos.












Secretaria Executiva:
Paulo Sergio de Holanda Menezes – CEO Pmais
Telefone
+55 (81) 98877-6505
E-mail
coniben@coniben.com
Desenvolvido em 2024 por Dataevent Tecnologia. Todos os direitos reservados.